Campanha Salarial 2018: Sintracon fecha CCT com ganho real nos salários e manutenção de todos os direitos

2 de agosto de 2018 8:23 pm Publicado por

Trabalhadores aprovaram a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) conquistada pelo Sintracon Curitiba em assembleia realizada no dia 05 de julho.

A Campanha Salarial 2018 dos Trabalhadores da Construção Civil de Curitiba e Região Metropolitana chegou ao fim com uma importante vitória da categoria. Nas negociações com o sindicato patronal (Sinduscon), o Sintracon conseguiu alcançar uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que trouxe várias conquistas.

Os pisos salariais serão reajustados com índices entre 2,9% e 4%, diante de uma inflação acumulada de 1,76%, o que representa ganhos reais nas faixas salariais da categoria (confira a nova tabela salarial no final da matéria). Já as remunerações acima dos pisos terão reajuste de 2%.

O vale compras, direito de todo trabalhador da construção civil de Curitiba, foi aumentado para R$ 412,00 e o valor diário do café da manhã nas empresas que não fornecem a refeição in natura (2 pães com margarina e um copo de café com leite) será de R$ 4,50.

Outra conquista foi uma cláusula que obriga as empresas a realizarem as homologações das rescisões dos contratos de trabalhos acima de um ano junto ao Sintracon, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Todos esses avanços da nova CCT da Construção Civil de Curitiba e Região são importantes, mas o fundamental mesmo foi a manutenção de todos os direitos previstos na última Convenção. Em tempos de crise, reforma trabalhista e governo ao lado dos patrões, manter os direitos históricos da categoria, conquistados com muita luta ao longo dos anos, é sem dúvida alguma a maior vitória desta Campanha Salarial.

A proposta de renovação da CCT foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada no dia 05 de julho, no auditório da Sede Social do Sintracon Curitiba.

Diferenças Salariais

A data-base da categoria venceu em 1º de junho. Como a negociação da renovação da CCT só foi concluída neste mês de julho, os trabalhadores têm direito a receber os retroativos. Isso significa que na próxima folha de pagamento (mês de referência julho), a ser quitada até o quinto dia útil de agosto, os trabalhadores devem receber as diferenças dos salários, vale compras e café da manhã (nas empresas que não fornecem a refeição in natura) referentes aos meses de junho e julho.

Fique atento ao seu holerite! Se o pagamento das diferenças não aparecer, comunique imediatamente o Sintracon. O pagamento dos retroativos é um direito que deve ser cumprido.

Nova Tabela Salarial

Tag: , , ,